quinta-feira, 11 de maio de 2023

Crítica | O Famoso Alfaiate (Terzi) 1ª Temporada


Pôster da série (Foto: Divulgação/Netflix)

Disponível na Netflix desde o dia 02 de maio, O Famoso Alfaiate já aparece no Top 10 do streaming como uma das séries mais assistidas do momento no Brasil. A produção traz Çağatay Ulusoy (O Último Guardião) na pele do personagem título. O roteiro é assinado por Rana Mamatlioglu e Bekir Baran Sitki, sob a direção de Cem Karci (Hercai). 

INTRODUÇÃO

Produzida pela OGM Pictures, O Famoso Alfaiate antes estava programada para ir ao ar na TV aberta na Turquia. O anúncio oficial foi feito através de um trailer lançado em dezembro de 2021. Todavia, a emissora responsável pela exibição desistiu do projeto, e este acabou nas mãos da Netflix. Além disso, a série enfrentou problemas no roteiro e na escalação da atriz protagonista. Na época, a produção se chamava Süslü Korkuluk e já tinha alguns materiais prontos antes de ser cancelada. 

Inclusive, por ser um produto planejado para a TV aberta turca, a série foi pensada com um texto mais melodramático, o que é recorrente nas produções para esse nicho. Nesse caso, portanto, ela provavelmente seria veiculada como o que conhecemos aqui na América Latina de Telenovela. 

Ademais, o seriado é outro projeto que parte da tentativa bem sucedida de adaptar relatos de pacientes da psiquiatra Gülseren Budayıcıoğlu para as telinhas. Nesse setor, já figuram na dramaturgia turca títulos como Noiva de Istambul, Masumlar Apartmani, Camdaki Kiz, Meu Lar, Meu Destino, e atualmente, Çop Adam, Yali Çapkini e Yuz Yillik Mucize. Essas histórias são classificadas como dramas psicológicos, e narram enredos disfuncionais de personagens que recorreram a ajuda médica para vencer traumas familiares.


Primeira identidade visual da série (Foto: Divulgação/TV8)

Qual a história?

A série apresenta os conflitos entre Peyami, Esvet e Dimitri. Este triângulo está envolto numa teia recheada de segredos e grandes reviravoltas. Para início de conversa, Peyami é um respeitado estilista de Istambul, o qual esconde sua verdadeira origem. Quando criança ele vivia em Kars, cidade da região extremo nordeste da Turquia. No entanto, ele pediu ao avô que o mandasse para outra cidade, pois não suportava o bullying que recebia na escola por seu pai ter deficiência intelectual.

Na cidade grande, Peyami e Dimitri se tornaram grandes amigos e foram criados como irmãos. Anos depois, Dimitri está noivo de Esvet. Ela, por sua vez, não quer casar com o playboy pois ele a maltrata, além de que ela está sendo obrigada a cumprir um desejo de sua família. Ao mesmo tempo, após a morte do avô, a família de Peyami se instala em İstambul, e seu pai necessita de alguém para ser sua cuidadora. 

Nesse processo, Esvet encontra uma oportunidade de fugir de Dimitri, e se candidata para a vaga de cuidadora sem Peyami saber sua verdadeira identidade. Todavia, esta mentira começa a desencadear uma série de descobertas, giros, e consequências graves.


Cena de Terzi (Reprodução: Netflix)

Um verdadeiro novelão!

Sem tirar e nem pôr, O Famoso Alfaiate se apoia no folhetim para desenvolver um drama familiar recheado de segredos e reviravoltas. Dito isso, a série consegue um bom feito ao entreter o telespectador a medida que também entrega pontos de reflexão. No primeiro episódio, por exemplo, o avô de Peyami diz para o neto que "problemas não devem ser encobertos, mas resolvidos". Esta afirmação vai contra o atual momento que vivemos, onde a sociedade teme discutir temas hoje polêmicos, pois acredita que a discussão pode incentivar a prática. Mas se temas sérios forem jogados para debaixo do tapete, como vamos resolver algo que é ignorado?

Além disso, o enredo respeita os arquétipos do melodrama. Aqui temos o vilão, a mocinha sofrida, e o herói galã. Ou seja, um prato cheio pra quem curte um clássico enredo das 18h.

Uma visão sobre a Turquia

O Famoso Alfaiate nos transporta para as belas paisagens de Kars, mas o grande cenário é a cidade de İstambul. No entanto, o que quero destacar aqui é como a série faz bem ao apresentar o contraste de gerações ainda muito predominante no país Otomano. Ao mesmo tempo que temos a modernidade de um lado, do outro também vemos a preservação de costumes e tradições. Isso inclusive está presente tanto no enredo, como em elementos mais visuais como a mansão da família de Dimitri.

Balanço positivo e negativo

- Título da série é O Famoso Alfaiate, mas a profissão fica só no título mesmo. O enredo é recheado de conflitos familiares, intrigas e um drama romântico que flerta com o melodrama tradicional das telenovelas.

- Ritmo direto ao ponto, com uma narrativa pulsante por 7 episódios. Porém, sinto que os conflitos poderiam ser prolongados um pouco mais, dando assim oportunidade para um aprofundamento maior na relação entre Peyami e Esvet/Firuze. Além do quê, é decepcionante não presenciar nessa primeira parte de episódios como o protagonista tornou-se o famoso a que o título da série faz referência.

- Salih Bademci é um dos atores turcos que mais tem ganhado destaque nos últimos anos por seus papéis diferentes, e sua interpretação forte. Todavia, em Terzi o ator ficou preso no cartum, o que ganhou apoio na caracterização espalhafatosa. O resultado, portanto, foi uma interpretação caótica, que ultrapassou os limites da naturalidade e aproximou-se mais do lúdico.

- Embora a pressa do roteiro para entregar os conflitos do enredo, a direção conseguiu criar belíssimas cenas. Além disso, o trabalho do diretor Cem Karcı é muito pautado na simplicidade, sem apelar para sequências difíceis ou surpreendentes. Ainda assim, o que vemos na tela é um trabalho profundo, que consegue nos levar para dentro da história mesmo sem o nosso principal guia, o roteiro.

- Çağatay Ulusoy, apesar de ser um rosto jovem, já é um nome consolidado no mercado audiovisual da Turquia. O ator, por sua vez, faz por merecer, uma vez que possui talento e consegue ter maturidade para desempenhar papéis mais elevados a cada novo projeto. Parabéns!

Nota final: 8,5/10,0


Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial