terça-feira, 26 de setembro de 2023

O que está faltando em Fuzuê?

Marina Ruy Barbosa (esquerda) e Giovana Cordeiro (direita), irmãs e rivais em Fuzuê (Foto: Divulgação/Rede Globo)


Com mais de um mês no ar, a novela das 19h da Rede Globo, Fuzuê, ainda precisa provar seu potencial. A trama assinada por Gustavo Reiz enfrenta problemas - e não me refiro a números de audiência. 

Com um argumento descontraído, um contexto exagerado, e personagens espalhafatosos, a novela abraça a proposta de ser uma farofa com direito a cena de bolo voando pelos ares. Porém isso não é suficiente.

Novela apela para o cartum, porém é indiferente (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Enredo não empolga

Com quase quarenta episódios, o folhetim carece de um desenvolvimento mais sólido. Nesse percurso até aqui, a trama é preenchida com esquetes nos núcleos secundários, e uma inércia irritante que persegue os personagens principais. Isto é, tudo parece estar igual ao que foi apresentado na primeira semana da comédia.

Diante disso, é preocupante o fato que em um mês a novela ainda não teve fôlego para avançar a história. Nos próximos capítulos estão previstos novos ares com o retorno de Maria Navalha (Olivia Araújo) . Será que esse acontecimento vai mudar alguma coisa? Espero que sim.

Nem o romance dos protagonistas salva Fuzuê (Foto: Reprodução/Rede Globo)

 

Falta emoção

Uma boa história captura o carinho do público pela emoção, essa é a raiz do folhetim. Mesmo que seja um recurso conhecido, o que move a audiência a seguir acompanhando é o que se prevê pelo desenrolar dos acontecimentos. Isso faz com que o público espere ansiosamente por alguma catarse. E para existir um grande momento, é preciso, antes de tudo, uma construção. Nesse caso, infelizmente, sinto que a atual trama das 19h tem muita dificuldade. Não houve construção do casal protagonista. Os vilões estão há semanas fazendo planos e nenhum resultado. E esse mistério sobre o tal tesouro não empolga.

Está salvando 

Nesse caos, o que salva é a direção artística de Fabrício Mamberti. Sem dúvidas, o diretor é capacitado para trazer técnicas visuais que conversem com o estilo da obra. Seja no uso da movimentação das câmeras, na preferência por slow motion, ou ainda em enquadramentos assertivos, a direção consegue um bom resultado.

Marcadores: , , ,

Novelas brasileiras que marcaram gerações

Avenida Brasil e Vale Tudo foram eleitas as melhores novelas pela revista Veja. (Foto: Divulgação/Globo)


Ao longo de mais de 70 anos, as telenovelas fazem parte da história e cultura do Brasil. Essas ficções, aliadas a um gosto popular e elementos narrativos ricos, entretém milhões de brasileiros há décadas, e revelam a cada dia a paixão local pelo melodrama. Com base nisso, separamos alguns títulos relevantes na história do gênero em terras tupiniquins. 


1. Irmãos Coragem 

1970 – 1971 
Autor(a): Janete Clair 

 
Jerônimo (Cláudio Cavalcanti), João (Tarcísio Meira) e Eduardo (Cláudio Marzo). (Foto: Divulgação/Globo) 

Novela responsável por quebrar o tabu de que novelas eram só para mulheres e ultrapassou a audiência da Copa do Mundo. Ganhou um remake em 1995, escrito por Dias Gomes (marido de Janete Clair na época da original). 

2. Selva de Pedra 

1972 – 1973 
Autor(a): Janete Clair 

 
Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco) e Simone Marques (Regina Duarte). (Foto: Reprodução/Globo) 

Casal que ganhou torcida dos telespectadores. Esta foi a novela que alcançou 100% da audiência. Em 1986, a Globo produziu um remake escrito por Regina Braga e Eloy Araújo. 

3. Escrava Isaura 

1976 – 1977 
Autor(a): Gilberto Braga 

 
Lucélia Santos como a protagonista Isaura. (Foto: Reprodução/Globo) 

Sucesso de em vários países, principalmente pela Europa, a novela tornou a atriz Lucélia Santos mundialmente famosa. 

4. Roque Santeiro 

1985 – 1986 
Autor(a): Dias Gomes 

 
Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Viúva Porcina (Regina Duarte) e Roque Santeiro (José Wilker). (Foto: Divulgação/Globo) 

O grande clássico de Dias Gomes possui a maior audiência da história. 

5. Ti Ti Ti (original e remake) 

1985 – 1986 / 2010 – 2011 
Autores: Cassiano Gabus Mendes (original) / Maria Adelaide Amaral (remake) 

 
À esquerda, Reginaldo Faria, à direita, Alexandre Borges, intérpretes de Jacques Leclair nas respectivas versões. (Foto: Reprodução/Globo/Divulgação/Globo) 

O remake de Ti Ti Ti também adaptou Plumas e Paetês, outro clássico de Cassiano Gabus Mendes. 

6. Vale Tudo 

1988 – 1989 
Autores: Gilberto Braga, Aguinaldo Silva, Leonor Bassères 

 
Odete Roitman (Beatriz Segall). (Foto: Reprodução/Globo) 

Tinha como pano de fundo a corrupção e a falta de ética no Brasil dos anos 80, sendo a novela mais atemporal já feita. Odete Roitman é considerada a maior vilã da TV brasileira. Protagonista do ”quem matou?” mais famoso da história das telenovelas, o Brasil parou para assistir seu assassinato na véspera de Natal. 

7. Tieta 

1989 – 1990 
Autores: Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn 

 
Tieta (Betty Faria) e Perpétua (Joana Fomm), irmãs e rivais. (Foto: Divulgação/Globo) 

Baseada na obra de Jorge Amado, Tieta do Agreste, a novela causou polêmica com a relação incestuosa entre Tieta e seu sobrinho, o seminarista Ricardo, para se vingar da irmã, Perpétua. 

8. Top Model 

1989 – 1990 
Autores: Walther Negrão, Antônio Calmon 

 
Malu Mader interpretou a protagonista Duda. (Foto: Divulgação/Globo) 

Sucesso no horário das sete e recorde de audiência em seu último capítulo, atingindo 64 pontos. 

9. Rainha da Sucata 

1990 
Autor(a): Silvio de Abreu 

 
Glória Menezes como a vilã Laurinha Figueroa. (Foto: Reprodução/Globo) 

A trama de Silvio de Abreu retratava o universo dos novos-ricos e a decadência da elite paulistana. Maria do Carmo Pereira (Regina Duarte) e a falida socialite Laurinha Figueroa (Glória Menezes) protagonizavam o contraponto. 

10. Pantanal (original e remake) 

1990 / 2022 
Autores: Benedito Ruy Barbosa / Bruno Luperi 

 
À esquerda, Cristiana Oliveira como Juma Marruá (Foto: Reprodução/Rede Manchete). À direita, Alanis Guillen como Juma Marruá no remake. (Foto: Reprodução/Globo) 

A novela rural misturada ao realismo fantástico foi um grande sucesso para a extinta Manchete depois de ser rejeitada pela Globo. Três décadas depois, o título volta a fazer sucesso no horário nobre da principal emissora de TV do Brasil. 
11. Vamp 

1991 – 1992 
Autor(a): Antônio Calmon 

 
Cláudia Ohana e Ney Latorraca como os vampiros Natasha e Conde Vladimir Polanski. (Foto: Divulgação/Globo) 

Tramas de Antônio Calmon faziam sucesso entre os jovens. Vamp entrou para a história com seu estilo exótico, humor e trilha sonora. 

12. Mulheres de Areia 

1993 
Autor(a): Ivani Ribeiro 

 
Glória Pires interpretou as gêmeas, Raquel (à esquerda) e Ruth (à direita). (Foto: Reprodução/Globo) 

Ivani Ribeiro escreveu o remake de sua própria novela exibida pela Rede Tupi em 1973 e estrelada por Eva Wilma. Outra novela da autora, O Espantalho, exibida pela Record TV em 1977, também serviu de base para a história. 

13. A Viagem 

1994 
Autor(a): Ivani Ribeiro 

 
Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antônio Fagundes), os protagonistas que morrem na metade da história, mas permanecem até o final. (Foto: Reprodução/Globo) 

Outro remake escrito pela própria Ivani Ribeiro. A original foi exibida em 1975 pela Rede Tupi e estrelada por Eva Wilma e Altair Lima. 

14. Éramos Seis 

1994 
Autores: Silvio de Abreu, Rubens Ewald Filho 

 
Tarcísio Filho, Luciana Braga, Jandir Ferrari, Orthon Bastos, Irene Ravache, e Leonardo Brício. (Foto: Divulgação/SBT) 

Única novela da emissora a vencer o Troféu Imprensa de melhor novela e melhor atriz, para Irene Ravache. 

15. Quatro por Quatro 

1994 – 1995 
Autor: Carlos Lombardi 

 
Babalu (Leticia Spiller), Auxiliadora (Elizabeth Savalla), Tatiana (Cristiana Oliveira) e Abigail (Betty Lago). (Foto: Reprodução/Globo) 

Diferente da maioria das novelas, cujo foco geralmente é um casal principal, nesta tínhamos quatro mulheres que dividiam o protagonismo. 

16. A Próxima Vítima 

1995 
Autor(a): Silvio de Abreu 

 
Filomena (Aracy Balabanian) e Francesca Ferreto (Tereza Rachel). (Foto: Reprodução/Globo) 

Trama policial sobre assassinatos misteriosos com enigmas deixados pelo assassino. Repleta de referências aos romances de Agatha Christie e filmes clássicos de terror, a novela chocava eliminando personagens importantes (alô, Game of Thrones) de forma criativa.

17. Malhação 

1995 – 2020 
Autores: diversos 

 
Fatinha (Juliana Paiva) e Bruno (Rodrigo Simas) foram o casal que roubou cena na 20ª temporada do seriado teen, Intensa como a Vida, escrita por Rosane Svartman e Glória Barreto. (Foto: Divulgação/Globo) 

Criada originalmente por André Maltarolli e Emanuel Jacobina, Malhação tinha o formato de soap opera (estilo popular das novelas norte-americanas) e passou por diversas gerações de adolescentes. Com 27 temporadas, revelou vários atores, como Marjorie Estiano e Nathalia Dill, teve personagens icônicos como Mocotó (André Marques) e Cabeção (Sérgio Hondjakoff) e temas de abertura memoráveis, sendo Te Levar Daqui, da banda Charlie Brown Jr., o mais marcante.

18. O Rei do Gado 

1996 – 1997 
Autor(a): Benedito Ruy Barbosa 

 
Antônio Fagundes protagonizou a trama rural como Antonio Mezenga na 1ª fase e Bruno Berdinazzi Mezenga na 2ª. (Foto: Reprodução/Globo) 

Mais uma trama rural bem-sucedida de Benedito Ruy Barbosa, O Rei do Gado é a novela mais reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, sendo também um sucesso em todas as reprises. 

19. Xica da Silva 

1996 – 1997 
Autor(a): Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo de Adamo Angel) 

 
Taís Araújo interpretou a personagem-título, sendo a terceira novela protagonizada por uma atriz negra. (Foto: Reprodução/Rede Manchete) 

A polêmica novela da Manchete sobre a escrava Francisca da Silva de Oliveira não foi um estouro de audiência, mas ficou para sempre lembrada como uma das mais importantes da emissora, e rendeu a Taís Araújo o Troféu Imprensa de Atriz Revelação. 

20. Chiquititas (original e remake) 

1997 – 2001 / 2013 – 2015 
Autores: Ecilia Pedroso, Caio de Andrade (original) / Íris Abravanel (remake) 

 
Em cima, o elenco da versão de 1997, que incluiu Fernanda Souza e Carla Diaz. Abaixo, o elenco da versão mais recente, que incluiu Giovanna Grigio e Gabriel Santana. (Foto: Divulgação/SBT) 

O SBT produziu duas adaptações da novela infantil argentina criada por Cris Morena, apresentando os personagens a diferentes gerações de crianças e revelando jovens talentos. 

21. Por Amor 

1997 – 1998 
Autor(a): Manoel Carlos 

 
Regina Duarte e a filha Gabriela interpretaram mãe e filha na trama que envolveu uma troca de bebês (Foto: Divulgação/Globo) 

Regina e Gabriela Duarte trouxeram para as telinhas o amor de mãe e filha ao protagonizarem a trama de Manoel Carlos. Regina Duarte interpretou uma de suas Helenas pela segunda vez consecutiva, depois do sucesso em História de Amor. 

22. Era Uma Vez... 

1998 
Autor: Walther Negrão 

 
Marizé (Alessandra Aguiar), Glorinha (Luíza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos) e Fafá (Pedro Agum), as crianças que encantaram os espectadores, junto ao vovô Pepe (Elias Gleizer). (Foto: Reprodução/Globo) 

O tema de abertura cantado por Sandy & Junior e Toquinho é um dos mais marcantes da história das novelas. 

23. Laços de Família 

2000 – 2001 
Autor(a): Manoel Carlos 

 
Camila (Carolina Dieckmann) decidiu raspar os cabelos. (Foto: Reprodução/Globo) 

Carolina Dieckmann surpreendeu e emocionou aos telespectadores no dia que foi ar a cena em que sua personagem, Camila, que sofria de leucemia, teve os cabelos raspados. A atriz se emocionou no dia da gravação e esta se tornou uma das cenas mais marcantes da teledramaturgia. 

24. O Cravo e a Rosa 

2000 – 2001 
Autor(a): Walcyr Carrasco 

 
Adriana Esteves e Eduardo Moscovis formaram um dos casais mais queridos pelo público, Catarina e Petruchio (Foto: Reprodução/Globo) 

O folhetim é levemente inspirado na peça A Megera Domada, de William Shakespeare, e remake de O Machão, da Rede Tupi, e escrita por Ivani Ribeiro. 

25. O Clone 

2001 – 2002 
Autor(a): Glória Perez 

 
Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) 

A trama épica de Glória Perez lançou tendências e bordões inesquecíveis. O romance entre Jade e Lucas cativa o público até hoje. 

26. O Beijo do Vampiro 

2002 – 2003 
Autor(a): Antônio Calmon 

 
Duque Bóris Vladescu (Tarcísio Meira) e Mina D’Montmatre (Cláudia Raia) (Foto: Divulgação/Globo) 

Seguindo a mesma linha de Vamp, a novela não teve a melhor audiência quando exibida, mas fez sucesso entre os jovens que a cultuam até hoje. 

27. Mulheres Apaixonadas 

2003 
Autor(a): Manoel Carlos 

 
Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam interpretaram as irmãos Hilda, Helena e Heloísa (Foto: Divulgação/Globo) 

Recheada de cenas marcantes, violência doméstica e maltrato aos idosos foram alguns dos temas abordados. 

 

28. Chocolate com Pimenta 

2003 – 2004 
Autor(a): Walcyr Carrasco 

 
Ana Francisca (Mariana Ximenes) e Danilo (Murilo Benício) foram o casal principal da trama das seis, com idas e vindas, e tiveram dois filhos, o primeiro sendo Tonico (Guilherme Vieira). (Foto: Reprodução/Globo) 

Conta a história da ingênua Ana Francisca, que após ser humilhada pela pequena cidade onde mora, se torna uma mulher fina e elegante e retorna disposta a se vingar de todos que riram dela. Uma das cenas mais antológicas é quando lhe jogam tinta verde em seu baile de formatura, uma referência ao clássico do terror Carrie, a estranha. 

29. Canavial de Paixões 

2003 – 2004 
Autor(a): Henrique Zambelli 

 
Paulo (Gustavo Haddad) e Clara (Bianca Castanho). (Foto: Divulgação/SBT) 
Gustavo Haddad e Bianca Castanho protagonizaram o clássico do SBT, adaptação da trama mexicana. O casal, que sofreu para ficar junto, tinha como tema a canção Um Anjo Veio Me Falar, do grupo Rouge. 

30. Celebridade 

2003 – 2004 
Autor(a): Gilberto Braga 

 
Malu Mader e Cláudia Abreu brilharam como as rivais Maria Clara Diniz e Laura Prudente da Costa. (Foto: Reprodução/Globo) 

O capítulo em que Maria Clara dá uma surra em Laura bateu recorde de audiência, registrando 58 pontos. 

31. Da Cor do Pecado 

2004 
Autor(a): João Emanuel Carneiro 

 
Reynaldo Gianecchini e Taís Araújo foram os protagonistas Paco e Preta. (Foto: Divulgação/Globo) 

A novela abordou racismo, diferença de classe social e relação inter-racial. Mais um sucesso de exportação da TV Globo, sendo vendida para 98 países. 

32. Senhora do Destino 

2004 – 2005 
Autor(a): Aguinaldo Silva 

 
Maria do Carmo (Susana Vieira), Isabel (Carolina Dieckmann) e Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). (Foto: Divulgação/Globo) 

Renata Sorrah ficou eternizada como a vilã que gerou diversos memes na internet. 

33. Alma Gêmea 

2005 – 2006 
Autor(a): Walcyr Carrasco 

 
Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis). (Foto: Reprodução/Globo) 

O tema de abertura cantado por Fábio Júnior foi um grande sucesso. A trama falava sobre reencarnação. Luna (Liliana Castro) é assassinada, mas retorna como Serena. 

34. Prova de Amor 

2005 – 2006 
Autor(a): Tiago Santiago 

 
Clarice abraça sua filha, Nininha. (Foto: Reprodução/
Record TV) 

Sequestro de crianças era o tema principal. Famílias cujos filhos estavam desaparecidos participavam dos capítulos dando depoimentos. Repleta de cenas emocionantes, como o reencontro entre Clarice (Lavínia Vlasak) e Nininha (Júlia Maggessi), foi um sucesso para a Record. 

35. Os Mutantes: Caminhos do Coração 

2007 – 2009 
Autor(a): Tiago Santiago 

 
Cena em que Tati (Letícia Medina) vê um sapo mutante gigante, originando o meme ”que sapão”. (Foto: Reprodução/
Record TV) 

Dividida em três temporadas, a novela não é conhecida por sua qualidade. Cenas absurdas, diálogos toscos, atuações ruins e efeitos visuais trash tornaram Os Mutantes uma eterna piada entre os fãs na internet.

36. A Favorita 

2008 – 2009 
Autor(a): João Emanuel Carneiro 

 
Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia). (Foto: Divulgação/Globo) 

O autor inovou trazendo uma história onde não se sabia quem era a mocinha e quem era a vilã. 

37. Caminho das Índias 

2009 
Autor(a): Glória Perez 

 
Juliana Paes e Rodrigo Lombardi. (Foto: Reprodução/Globo) 

A química gritante entre Maya e Raj fez com que a autora alterasse a história e promovesse os personagens a casal principal. Vencedora do Emmy Internacional. 

38. Paraíso 

2009 
Autor(a): Benedito Ruy Barbosa 

 
Eriberto Leão e Nathalia Dill deram vida aos protagonistas. (Foto: Reprodução/Globo) 

Zeca e Maria Rita, também conhecidos como Filho do Diabo e Santinha, enfrentaram barreiras para ficarem juntos. Benedito Ruy Barbosa escreveu o remake de sua própria novela exibida em 1982, estrelada por Kadu Moliterno e Cristina Mullins. 

39. Vidas em Jogo 

2011 – 2012 
Autor(a): Cristianne Fridman 

 
O palhaço assassino. (Foto: Reprodução/Record TV) 

O palhaço assassino, uma figura misteriosa que persegue os personagens, eliminando um a um. O grande mistério era quem estava por trás da máscara. 

40. Fina Estampa 

2011 – 2012 
Autor(a): Aguinaldo Silva 

 
Lília Cabral interpretou Griselda. (Foto: Reprodução/Globo) 
Griselda, o Pereirão, é uma mulher forte e batalhadora que sobe na vida ao ganhar na loteria. 

41. Avenida Brasil 

2012 
Autor: João Emanuel Carneiro 

 
A entrega de Adriana Esteves lhe garantiu mais um Troféu Imprensa de Melhor Atriz. (Foto: Reprodução/Globo) 

Vinda de várias personagens icônicas, Adriana Esteves se consagrou totalmente interpretando a vilã Carminha. Um grande sucesso para a TV Globo, as ruas ficaram vazias na noite de seu último capítulo. Atualmente é a novela mais exportada pelo mundo, alcançando 130 países. 

42. Cheias de Charme 

2012 
Autores: Filipe Miguez, Izabel de Oliveira 

 
As Empreguetes foram um trio musical fictício de sucesso. (Foto: Reprodução/Globo) 

Maria Aparecida (Isabelle Drummond), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria da Penha (Taís Araújo), mais conhecidas como As Empreguetes, divertiam as noites dos brasileiros e fizeram sucesso com o hit Vida de Empreguete.

43. Carrossel 

2012 – 2013 
Autor(a): Íris Abravanel 

 
Rosanne Mulholland e o elenco mirim da novela. (Foto: Divulgação/SBT) 

Adaptação de sucesso do SBT, a versão brasileira de Carrossel revelou os talentos de Larissa Manoela, Jean Paulo Campos e Maísa Silva. 

44. Salve Jorge 

2012 – 2013 
Autor(a): Glória Perez 

 
Helô (Giovanna Antonelli) e Stênio (Alexandre Nero) conquistaram o coração do público. Os personagens retornaram na mais recente novela da autora, Travessia. (Foto: Divulgação/Globo) 

Apesar da baixa audiência e não ser um dos mais trabalhos mais aclamados da autora, possui muitos fãs e permanece no top 10 da Globoplay. 

45. Amor à Vida 

2013 – 2014 
Autor(a): Walcyr Carrasco 

 
Beijo entre Félix e Niko no último capítulo. (Foto: Reprodução/Globo) 

Félix era o grande protagonista da novela. O vilão foi humanizado ao longo da história e formou um casal com Niko, que ganharam a torcida do público. Mateus Solano e Thiago Fragoso protagonizaram o primeiro beijo gay da TV brasileira. 

46. Verdades Secretas 

2015 – 2021 
Autor(a): Walcyr Carrasco 

 
Carolina (Drica Moraes), Alex (Rodrigo Lombardi) e Angel (Camila Queiroz). (Foto: Divulgação/Globo) 

Verdades Secretas mostrava o lado obscuro do mundo da moda e era recheada de cenas quentes. Vencedora do Emmy Internacional. A novela teve uma 2ª temporada. 

47. Totalmente Demais 

2015 – 2016 
Autores: Rosane Svartman, Paulo Halm 

 
Marina Ruy Barbosa como Eliza. (Foto: Divulgação/Globo) 
Marina Ruy Barbosa interpreta Eliza, moça humilde que foge do padrasto que a persegue e é descoberta por uma agência de modelos. A carismática trama de Rosane Svartman e Paulo Halm fez ainda mais sucesso em sua reprise no ano de 2020. 

48. Êta Mundo Bom 

2016 
Autor(a): Walcyr Carrasco 

 
Sergio Guizé como Candinho. (Foto: Divulgação/Globo) 

Sergio Guizé encantou a todos na pele do doce e ingênuo Candinho. A atuação lhe garantiu o Troféu Imprensa de Melhor Ator. 

49. A Força do Querer 

2017 
Autor(a): Glória Perez 

 
Carol Duarte como Ivana, à esquerda, que se descobre trans e passa a se chamar Ivan, à direita. (Foto: Reprodução/Globo) 
Transexualidade foi um dos temas explorados no folhetim de Glória Perez. Ivana/Ivan é o marcante personagem transgênero interpretado por Carol Duarte (atriz cisgênero). Ao longo da novela, acompanhamos sua transição de gênero. 

50. Orgulho e Paixão 

2018 
Autor(a): Marcos Bernstein 

 
Darcy e Elisabeta, o casal principal do folhetim das seis. (Foto: Reprodução/ Globo) 

A novela é baseada nos romances da autora inglesa Jane Austen. Thiago Lacerda e Nathalia Dill interpretam Darcy e Elisabeta, inspirados em Elizabeth Bennet e Sr. Darcy, do clássico Orgulho e Preconceito.


Menção honrosa: Sua Vida Me Pertence 

1951 – 1952 

Autor: Wálter Forster 

 
Vida Alves e Wálter Forster como os protagonistas Elisabeth e Alfredo, os pioneiros na história da teledramaturgia brasileira. (Foto: Reprodução/TV Tupi) 

Walter Forster, que originou o termo ”telenovela”, escreveu, dirigiu e atuou na primeira novela do Brasil e do mundo. Exibida pela TV Tupi (primeira emissora de TV brasileira), ao vivo, duas vezes por semana e fechando com 15 capítulos, a obra iniciou o formato tão popular na América Latina. Nesta também houve o primeiro beijo da televisão brasileira. Recém-casada, Vida Alves precisou da permissão do marido para gravar a cena.


Lista por Matt Oliver.

Marcadores: , , , , , , , ,