Pular para o conteúdo principal

Novelas turcas diferentonas que fizeram sucesso

Cena da novela turca Ufak Tefek Cinayetler (Foto: Divulgação/Star TV)

Para não deixar a peteca cair, nos últimos anos os executivos e roteiristas da Turquia têm ousado nos roteiros de suas ficções televisivas para despertar a atenção da audiência. Por isso, alguns projetos foram concebidos totalmente na contramão do gênero telenovela, com narrativas até então não exploradas no setor do país otomano. 

Com base nisso, vamos conferir algumas produções que resolveram inventar a roda na indústria turca. E claro, aquelas que fizeram e conseguiram bons resultados.

1 - Ufak Tefek Cinayetler (2017-2018)

De olho nos seriados norte-americanos, principalmente em um que estava fazendo bastante sucesso no momento (pode entrar How To Get Away With Murder), a dramaturga Meriç Acemi desenvolveu um enredo onde quatro amigas estão no meio de um grande assassinato. Detalhe: ninguém sabe quem morreu, e muito menos quem matou.

Uma trama movida por assassinatos (Foto: Divulgação/Ay Yapim)

A ficção ousou com um roteiro que ameaçava a narrativa continua. Nesse caso, a trama era ambientada em dois períodos temporais: presente, com a polícia interrogando os suspeitos; e passado, com o desenvolvimento dos conflitos que levam ao crime. 

Como se não bastasse todo esse caos narrativo, a segunda temporada abre com um novo crime, sem a resolução do primeiro. Assim, os dois assassinatos são conduzidos quase ao mesmo tempo, com idas e vindas no tempo. Confuso? Um pouco. Porém, a audiência comprou a ideia e a novela fez muito sucesso.

2 - Mahkum (2021-2022)

Seguindo a mesma ideia de Ufak Tefek Cinayetler, esse folhetim foi ainda mais longe. Dessa vez não há conflitos familiares, intrigas e nem um desenvolvimento amoroso. Tudo se desenvolve em torno da resolução de um crime, onde o personagem principal sofre amnésia e é preso acusado de matar a esposa e a filha. 

Mahkum, novela turca (Foto: Divulgação/Fox Turquia)

É claro que isso resulta de um plano muito bem arquitetado pelo vilão, o qual rouba a identidade do irmão gêmeo (após matá-lo) e quer impedir o promotor (protagonista) de lhe denunciar. Enquanto o protagonista está preso tentando se lembrar das coisas, a narrativa fica alternando entre várias linhas temporais para explicar a história.

A novela é adaptada de uma produção sul-coreana chamada Innocent Defendant (2017).

3 - Masumlar Apartmanı (2020-2022)

Drama psicológico é o foco da novela (Foto: Divulgação/TRT1)

Deixando de lado o melodrama tradicional, o chefão da OGM Pictures chamou a psiquiatra e escritora de livros Gülseren Budayıcıoğlu para levar à telinha relatos de seus pacientes. Um tiro no escuro que deu muito certo. A prova disso é que até hoje os pacientes da Dra. estão sendo adaptados para a TV através de uma abordagem fictícia.


A novela abordou temas sérios como o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) (Foto: Divulgação/TRT1)

Em Masumlar, a história é centrada numa família cheia de problemas causados por uma infância traumática. Aqui o desenvolvimento não se centra no conflito de vilões x mocinhos, mas sim dos personagens tendo que lutar com seus demônios internos. Além do texto ousado, a estética visual é totalmente diferente: uma direção mais intimista e sem muita teatralidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O impacto das novelas turcas na América Latina

Binbir Gece, a primeira novela turca a debutar na América Latina (Foto: Divulgação/Global Agency) Definida como a nova fábrica de telenovelas pelo jornal espanhol El País , a Turquia se consolidou no mercado de ficções televisivas e atualmente é o segundo país que mais exporta séries no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O fenômeno turco iniciou no Chile em 2014, quando a emissora Mega , numa tentativa sem esperança de impulsionar a grade, passou a exibir o drama turco Las Mil y Una Noches ( Binbir Gece ), o qual foi ao ar na Turquia originalmente entre 2006 e 2009. A telenovela de origem euroasiática não somente elevou os números de audiência do canal, como se tornou um fenômeno, além de ser a responsável por estimular a aquisição de mais títulos provenientes da Turquia. Segundo Ignacio Vicente , gerente de conteúdos internacionais do Mega, o drama turco chamou sua atenção de imediato devido ao enredo poderoso. Em 2012, junto com Patrício Hernández , diretor executivo do...

REVIEW | Mil e uma Noites (Binbir Gece)

Binbir Gece, primeira novela turca exibida no Brasil (Foto: Reprodução/Kanal D) Lançada em 2006 pelo Kanal D , a novela turca Binbir Gece ou Mil e uma Noites (título no Brasil) se converteu em um fenômeno de audiência, além de ter sido o primeiro dramalhão turco a ter estreado com êxito na América Latina. Devido ao sucesso estrondoso no Chile em 2014, diversos países passaram a investir em conteúdos de origem turca desde então. O folhetim está protagonizado por  Halit Ergenç e  Bergüzar Korel , com roteiro de  Yıldız Tunç,  Murat Lütfü,  Mehmet Bilal e  Ethem Yekta . A direção e produção estiveram a cargo de   Kudret Sabancı e TMC , respectivamente. Mas qual o enredo? A novela conta a história de Sherazade ( Bergüzar), uma renomada arquiteta viúva que entra em um dilema moral quando seu filho Kaan é diagnosticado com leucemia e precisa de um tratamento que custa 900 mil doláres. Para conseguir a quantia, Sherazade se submete a aceitar uma proposta i...

[REVIEW] Sorriso Real (King the Land)

  Em mais uma investida no gênero K-drama , dessa vez foi com Sorriso Real ou King the Land , dorama disponível no catálogo da Netflix . A série é uma criação de  Cheon Sung-il , protagonizada pela dupla  Lee Jun-ho e  Im Yoon-ah . O drama contém 16 episódios que variam de 60 a 70 minutos de duração. A direção está a cargo de  Im Hyun-wook . A TRAMA O hotel King é um estabelecimento referência quando o assunto é hospedagem de qualidade. Por isso, a jovem  Cheon Sa-rang ( Im Yoon-ah ) deseja com ânsia fazer parte da equipe que trabalha neste hotel. A principal exigência do hotel é que os funcionários sempre estejam sorrindo, independente do que seja. A situação fica um pouco complicada quando Gu-won (Lee Jun-ho) assume os negócios da família como herdeiro do grupo King e começa a trocar farpas com Sa-rang. Acontece que Gu odeia sorrisos devido um acontecimento do passado e a presença constante de Sa-rang no hotel o desequilibra e põe em conflito suas orige...