Pular para o conteúdo principal

İyilik: o custo de uma boa ação [PRIMEIRAS IMPRESSÕES]

Pôster internacional da telenovela (Foto: Reprodução/Madd Entertainment)


Há alguns meses estou acompanhando uma novela turca chamada İyilik. Você provavelmente vai encontrá-la por aí com diversos títulos, como La Traición, Venganza y Amor, La Inquilina, ou ainda, Relaciones Peligrosas. A produção é um remake da telenovela sul-coreana Show Window: The Queen's House.

Estreada na Turquia em 2022, o drama é uma produção da Med Yapım, responsável por outro grande êxito no Brasil, Iludida (Sadakatsiz). A novela conta com as atuações protagonistas de Hatice Şendil, Sera Kutluber e İsmail Demirci. A adaptação corre a cargo de Ayşe Teker e Özge Korkmaz, enquanto Murat Öztürk cuida da direção.

Qual a história?

Neslihan (Hatice) é uma mulher da alta sociedade, casada e com dois filhos. Ela vive uma vida perfeita ao lado do seu marido, Murat (İsmail). Pelo menos, é o que ela acredita. O seu cônjuge mantém um relacionamento de anos com Damla (Sera), uma desenhista que ele salvou dos maus tratos que ela passava ao lado do tio. Após muito tempo sendo enganada pelo parceiro, Damla decide se aproximar de Neslihan para ter por perto quem ela enxerga como uma inimiga. Enquanto isso, Neslihan se compadece das mentiras de Damla, e a hospeda em sua casa. A situação sai do controle quando Neslihan descobre que colocou dentro de casa a amante do seu marido, e que ela está disposta a tudo para roubar sua vida.

Neslihan acredita ter a vida perfeita (Foto: Divulgação/Madd Entertainment)


O preço de uma boa ação

A tradução literal do título original da novela é "bondade". Isso diz muito ao analisar cautelosamente o enredo, uma vez que Neslihan faz uma boa ação porque enxerga em Damla a irmã que ela perdeu muito cedo por causa de uma relação abusiva. 

Amigas?  (Foto: Divulgação/Madd Entertainment)


No entanto, as boas intenções de Neslihan não são levadas em conta, e Damla demonstra ser uma pessoa muito, mas muito perigosa. Neslihan perde o marido, sua casa, a empresa da família, todo seu dinheiro, e como desgraça é pouca para ela, ainda vai parar na prisão sendo inocente. Após tudo isso, ela acaba morando de favor na casa de um policial que se compadece de todo seu sofrimento.

Muitas reviravoltas 

Neslihan e Murat discutem  (Foto: Divulgação/Madd Entertainment)


Apesar de muito sofrimento, Neslihan não é uma protagonista que baixa a cabeça facilmente. Ela chora, mas enxerga nos filhos um motivo para seguir lutando para recuperar sua vida. Ao mesmo tempo, ela tem a ajuda de amigos próximos que estão dispostos a auxiliá-la nessa luta.

Neslihan é uma protagonista forte  (Foto: Divulgação/Madd Entertainment)


O verdadeiro vilão

Murat destroi a vida de Damla e Neslihan  (Foto: Divulgação/Madd Entertainment)

Mesmo focando na rivalidade entre Damla e Neslihan, İyilik também traz outra figura antagonista odiável, Murat, o marido de Neslihan. Ele é detestável, covarde, mentiroso, ladrão, e tudo de ruim que você pode imaginar. A trama em nenhum momento suaviza o personagem, mesmo em relação a sua paternidade. Foi Murat que se aproveitou do quadro emocional de Damla para usá-la a disposição de seus prazeres, e também foi ele o responsável pela queda financeira da família de Neslihan. Espero que até o final da novela, ele seja punido por todos os seus crimes, sejam eles morais ou não.

Roteiro, direção e atuações

A novela apresenta uma narrativa dinâmica, recorrendo a reviravoltas, saltos no tempo, e mistérios que engajam o público. O que me chama atenção aqui é que não existem núcleos paralelos. Todo o enredo gira em torno de Neslihan, Damla e Murat. Ainda assim, a trama não perde o gás em momento algum. Em contraste, como um melodrama declarado, o texto usa e abusa de diálogos expositivos e muita carga dramática. 

A direção de cenas é muito caprichada, com sequências memoráveis como quando Neslihan descobre a traição e leva Murat até o aterro sanitário para jogar na cara dele que sabe de tudo. Os embates entre mocinha e vilã são outro deleite. É puxão de cabelo, tapa na cara e xingamentos pra lá e cá. Tudo isso acompanhado de uma sonoplastia deliciosa. Cada gancho é um infarto!

Neslihan enfrenta Damla  (Foto: Divulgação/Madd Entertainment)


O elenco principal esbanja talento. Hatice Şendil merecia mais oportunidades como protagonista, ela carrega um drama intenso como ninguém. Igualmente, Sera Kutlubey surpreende ao sair de sua zona de conforto como heroína, para uma personagem ardilosa, psicologicamente doente, e debochada. A atriz exagera em caras e bocas, mas tem carisma e cumpre o desafio.

İsmail Demirci também surpreende na pele do infiel Murat. O ator consegue desenhar um antagonista sem apelar para caricatura. É impossível não sentir ranço do seu personagem.

İyilik tem 27 bölümleri (capítulos de 120 minutos) na sua versão original, e 74 episódios na versão internacional. Essa review abrange até o capítulo 15 da edição turca. Espero que o folhetim continue empolgante. Depois volto para contar o fim dessa história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O impacto das novelas turcas na América Latina

Binbir Gece, a primeira novela turca a debutar na América Latina (Foto: Divulgação/Global Agency) Definida como a nova fábrica de telenovelas pelo jornal espanhol El País , a Turquia se consolidou no mercado de ficções televisivas e atualmente é o segundo país que mais exporta séries no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O fenômeno turco iniciou no Chile em 2014, quando a emissora Mega , numa tentativa sem esperança de impulsionar a grade, passou a exibir o drama turco Las Mil y Una Noches ( Binbir Gece ), o qual foi ao ar na Turquia originalmente entre 2006 e 2009. A telenovela de origem euroasiática não somente elevou os números de audiência do canal, como se tornou um fenômeno, além de ser a responsável por estimular a aquisição de mais títulos provenientes da Turquia. Segundo Ignacio Vicente , gerente de conteúdos internacionais do Mega, o drama turco chamou sua atenção de imediato devido ao enredo poderoso. Em 2012, junto com Patrício Hernández , diretor executivo do...

REVIEW | Mil e uma Noites (Binbir Gece)

Binbir Gece, primeira novela turca exibida no Brasil (Foto: Reprodução/Kanal D) Lançada em 2006 pelo Kanal D , a novela turca Binbir Gece ou Mil e uma Noites (título no Brasil) se converteu em um fenômeno de audiência, além de ter sido o primeiro dramalhão turco a ter estreado com êxito na América Latina. Devido ao sucesso estrondoso no Chile em 2014, diversos países passaram a investir em conteúdos de origem turca desde então. O folhetim está protagonizado por  Halit Ergenç e  Bergüzar Korel , com roteiro de  Yıldız Tunç,  Murat Lütfü,  Mehmet Bilal e  Ethem Yekta . A direção e produção estiveram a cargo de   Kudret Sabancı e TMC , respectivamente. Mas qual o enredo? A novela conta a história de Sherazade ( Bergüzar), uma renomada arquiteta viúva que entra em um dilema moral quando seu filho Kaan é diagnosticado com leucemia e precisa de um tratamento que custa 900 mil doláres. Para conseguir a quantia, Sherazade se submete a aceitar uma proposta i...

[REVIEW] Sorriso Real (King the Land)

  Em mais uma investida no gênero K-drama , dessa vez foi com Sorriso Real ou King the Land , dorama disponível no catálogo da Netflix . A série é uma criação de  Cheon Sung-il , protagonizada pela dupla  Lee Jun-ho e  Im Yoon-ah . O drama contém 16 episódios que variam de 60 a 70 minutos de duração. A direção está a cargo de  Im Hyun-wook . A TRAMA O hotel King é um estabelecimento referência quando o assunto é hospedagem de qualidade. Por isso, a jovem  Cheon Sa-rang ( Im Yoon-ah ) deseja com ânsia fazer parte da equipe que trabalha neste hotel. A principal exigência do hotel é que os funcionários sempre estejam sorrindo, independente do que seja. A situação fica um pouco complicada quando Gu-won (Lee Jun-ho) assume os negócios da família como herdeiro do grupo King e começa a trocar farpas com Sa-rang. Acontece que Gu odeia sorrisos devido um acontecimento do passado e a presença constante de Sa-rang no hotel o desequilibra e põe em conflito suas orige...