terça-feira, 22 de agosto de 2023

CRÍTICA| Fuzuê: Semana de estreia

 

Fuzuê, logo da telenovela. (Foto: Divulgação/Rede Globo)

Estreou na tela da TV Globo a nova telenovela das 19h, Fuzuê, de autoria do ex-Record Gustavo Reiz (Dona Xepa, Escrava Mãe). O folhetim vem com o propósito de manter os bons índices da antecessora, a bem-sucedida Vai na Fé de Rosane Svartman.

Fuzuê é escrita com a colaboração de João Brandão, Juliana Peres, Michel Carvalho e Luciane Reis. Enquanto isso, a direção artística corre a cargo de Fabrício Mamberti

De que se trata?

No enredo, Luna (Giovana Cordeiro) procura pela mãe desaparecida, a qual foi vista por último dentro da Fuzuê, uma loja de departamentos que pertence a Nero (Edson Celulari). A loja também desperta curiosidade em Preciosa (Marina Ruy Barbosa), que acredita fielmente na existência de um tesouro em algum lugar da propriedade. Por isso, a empresária quer custe o que custar, adquirir o local. Todavia, nesse processo ela descobre que além do tal tesouro, seu pai também tem uma filha fora do casamento, que resulta ser Luna. A partir de então ela tem dois objetivos: primeiro conseguir a Fuzuê, e depois se livrar da meia-irmã.

Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro, rivais na novela (Foto: Divulgação/GShow)


Vale o play?

Na primeira semana, Gustavo Reiz e seu time de escritores desenvolveram o principal conflito, além de jogarem para o público os futuros momentos de catarse que a narrativa promete. Todos os personagens são bem delimitados: a heroína batalhadora, consciente e sensata; o mocinho boa pinta e com matizes de salvador e a vilã sem coração e empatia, que solta um monte de frases de efeito. 

Marina como Preciosa, a vilã de Fuzuê (Foto: Divulgação/GShow)


Confesso que numa primeira impressão estranhei bastante o estilo da telenovela. Para começar, o clima é muito espalhafatoso, exagerado e com um humor bem pastelão. Porém logo percebi que essa é a proposta do folhetim. Além disso, o texto foi se ajustando aos poucos, mas no primeiro episódio soava muito forçado em alguns momentos. Inclusive, há algumas tiradas que ainda parecem aleatórias, como o bordão da vilã. 

Primeira semana de Fuzuê confirma que a novela séra uma farofa de circo (Foto: Divulgação/GShow)


Para complementar o clima exuberante, algumas das principais locações entram no clima exótico. A loja Fuzuê e a casa de Nero, por exemplo, são locais estranhamente decorados para chamar atenção. 

O criador do projeto já havia anunciado que é fã de telenovelas, e Fuzuê é quase como uma homenagem de um amante do gênero. E como dito por ele, na produção estão vários elementos que popularizaram as novelas no Brasil. Exemplos não faltam como o nome da protagonista e da vilã, algo diferente para gerar identidade; a música de abertura exclusiva; o tom de farsa muito presente; o exagero e o texto dicotômico. 

Atuações

Giovana Cordeiro ganha sua primeira protagonista na TV aberta e faz por merecer. A atriz exala simpatia e naturalidade. Da mesma forma, Nicolas Prattes ganha com o carisma. No entanto, o ator, assim como Felipe Simas, abraça uma teatralidade que chega a ultrapassar a farsa em vários momentos. 

Giovana Cordeiro e Nicolas Prattes / Felipe Simas e Marina Ruy Barbosa (Foto: Foco na Dramaturgia)


Enquanto isso, Marina Ruy Barbosa parece confiante no papel de malvada. A princípio a atriz estava atropelando a naturalidade com diálogos sem pausa. Felizmente, foi aprimorando isso ao longo dos capítulos. 

Juliano Cazaré deixa de lado os personagens cômicos para embarcar em um vilão sério e misterioso. Contudo, o astro surge muito inseguro, além do texto que força uma genialidade que o personagem não entregou ainda, o que dificulta ainda mais a veracidade da interpretação do ator.

Juliano Cazaré em Fuzuê (Foto: Divulgação/TV Globo)


No elenco mais veterano, Lilia Cabral e Edson Celulari esbanjam talento, e com certeza são grandes destaques neste primeiro momento.  

Lilia Cabral e Edson Celulari (Foto: Foco na Dramaturgia)


Apesar de mirabolante, Fuzuê é uma atração alegre, com mistério, drama, romance, e elementos suficientes para fazer sucesso. 


Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial