Pular para o conteúdo principal

CRÍTICA| Primeiras Impressões de Maviye Sürgün

 

Maviye Sürgün, pôster promocional (Foto: Divulgação/Show TV)

Estreou na última segunda-feira (12) a primeira co-produção turca entre a Telemundo dos Estados Unidos e a distribuidora turca Inter Medya. Trata-se de Maviye Sürgün (ou Exílio Azul em português). O folhetim foi ao ar pela emissora Show TV na Turquia. Ao que consta, o melodrama já está todo gravado com um total de 25 bolümlerı (capítulos turcos com 2 horas de duração em média). Na versão internacional, deve render uns 85 episódios de 45 minutos. 

A telenovela é estrelada por Damla Sönmez (Guerra de Rosas), Caner Cindoruk (Iludida) e Serkan Altunorak (Uma Nova Mulher). Sob produção da O3 Medya, direção de Nezaket Coşkun, a obra é original do roteirista Murat Dişli (Conselheira do Amor), com a colaboração dos escritores Ali Ercivan, Alper Atalan, Barış Erdoğan e İlker Arslan.

Como foi o primeiro episódio?

Defne (Damla) é uma golpista que rouba uma mala muito valiosa. Durante a fuga pelo mar, ela acaba perdendo o equilíbrio e bate a cabeça ficando inconsciente. No entanto, mais tarde é resgatada por Ali (Caner), um recém viúvo com dois filhos, que foi navegar para aliviar o estresse. Por sua vez, Defne finge não lembrar de algumas coisas, e se instala na casa de Ali. Ela aproveita a situação para entrar em contato com seu parceiro e marca um encontro para procurarem a maleta valiosa. Todavia, Ozan (Serkan), o homem que ela roubou a mala, a encontra e quer respostas.

Damla, Serkan e Caner em cena da telenovela (Foto: Divulgação/Show TV)


Vale a pena?

Com um clima de mistério, e uma fotografia solar, Maviye Sürgün debuta com a promessa de ser um drama recheado de reviravoltas. O roteiro desse primeiro episódio abre com uma interrogação muito interessante - e que fica implícita. É possível a vida nos levar a situações antes nunca pensadas para nos dar uma nova visão sobre o mundo?

Cena de Maviye Sürgün (Foto: Divulgação/Show TV)


Começamos esta história com personagens quebrados de alguma forma, e que tentam escapar de seus problemas em busca de paz (indo para o exílio azul do título). Ali é um homem maduro, pai, e que sofre pela perda recente da esposa. Apesar de ser o protagonista da atração, aparentemente ele não é o pai mais presente na vida dos filhos - algo evidenciado pelas discussões com a filha mais velha Azra (Mina Koyuncular).

Enquanto isso, Defne é uma aventureira sem regras, e um passado desconhecido. Juntos vamos descobrir quais os problemas que atormentam a vida dessa personagem. Além disso, temos os filhos de Ali que estão lidando com o luto pela perda da mãe, a tia deles que está sendo pressionada com dívidas, e o pai desta última, que tem como ligação especial com a filha falecida, um hotel, o qual está com os dias contados.

Serkan Altunorak como Ozan (Foto: Divulgação/Show TV)


Atuações

Com um time veterano de primeira, o folhetim consegue se manter com boas interpretações. Damla Sönmez é especialista em fazer personagens dúbias, e aqui mais uma vez vagueia com facilidade entre um ser angelical / maldoso. Também não ficam atrás os galãs interpretados por Caner Cindoruk e Serkan Altunorak, dois nomes já acostumados com papéis versáteis. 

Damla Sönmez, Caner Cindoruk e Serkan Altunorak, protagonistas da atração (Foto: Divulgação/O3 Medya)


Primeira impressão: Sem muita pretensão, Maviye Sürgün estreia com um enredo atraente, personagens fortes e uma teia de mistérios que desperta interesse.

Nota para o início: 8,0/10,0


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O impacto das novelas turcas na América Latina

Binbir Gece, a primeira novela turca a debutar na América Latina (Foto: Divulgação/Global Agency) Definida como a nova fábrica de telenovelas pelo jornal espanhol El País , a Turquia se consolidou no mercado de ficções televisivas e atualmente é o segundo país que mais exporta séries no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O fenômeno turco iniciou no Chile em 2014, quando a emissora Mega , numa tentativa sem esperança de impulsionar a grade, passou a exibir o drama turco Las Mil y Una Noches ( Binbir Gece ), o qual foi ao ar na Turquia originalmente entre 2006 e 2009. A telenovela de origem euroasiática não somente elevou os números de audiência do canal, como se tornou um fenômeno, além de ser a responsável por estimular a aquisição de mais títulos provenientes da Turquia. Segundo Ignacio Vicente , gerente de conteúdos internacionais do Mega, o drama turco chamou sua atenção de imediato devido ao enredo poderoso. Em 2012, junto com Patrício Hernández , diretor executivo do...

REVIEW | Mil e uma Noites (Binbir Gece)

Binbir Gece, primeira novela turca exibida no Brasil (Foto: Reprodução/Kanal D) Lançada em 2006 pelo Kanal D , a novela turca Binbir Gece ou Mil e uma Noites (título no Brasil) se converteu em um fenômeno de audiência, além de ter sido o primeiro dramalhão turco a ter estreado com êxito na América Latina. Devido ao sucesso estrondoso no Chile em 2014, diversos países passaram a investir em conteúdos de origem turca desde então. O folhetim está protagonizado por  Halit Ergenç e  Bergüzar Korel , com roteiro de  Yıldız Tunç,  Murat Lütfü,  Mehmet Bilal e  Ethem Yekta . A direção e produção estiveram a cargo de   Kudret Sabancı e TMC , respectivamente. Mas qual o enredo? A novela conta a história de Sherazade ( Bergüzar), uma renomada arquiteta viúva que entra em um dilema moral quando seu filho Kaan é diagnosticado com leucemia e precisa de um tratamento que custa 900 mil doláres. Para conseguir a quantia, Sherazade se submete a aceitar uma proposta i...

[REVIEW] Sorriso Real (King the Land)

  Em mais uma investida no gênero K-drama , dessa vez foi com Sorriso Real ou King the Land , dorama disponível no catálogo da Netflix . A série é uma criação de  Cheon Sung-il , protagonizada pela dupla  Lee Jun-ho e  Im Yoon-ah . O drama contém 16 episódios que variam de 60 a 70 minutos de duração. A direção está a cargo de  Im Hyun-wook . A TRAMA O hotel King é um estabelecimento referência quando o assunto é hospedagem de qualidade. Por isso, a jovem  Cheon Sa-rang ( Im Yoon-ah ) deseja com ânsia fazer parte da equipe que trabalha neste hotel. A principal exigência do hotel é que os funcionários sempre estejam sorrindo, independente do que seja. A situação fica um pouco complicada quando Gu-won (Lee Jun-ho) assume os negócios da família como herdeiro do grupo King e começa a trocar farpas com Sa-rang. Acontece que Gu odeia sorrisos devido um acontecimento do passado e a presença constante de Sa-rang no hotel o desequilibra e põe em conflito suas orige...